FERRAMENTAS



         Ferramentas reais e virtuais, como as citadas a seguir, podem ser usadas para agilizar e otimizar as atividades físicas realizadas no Programa Saúde da Família/PSF:

         .A Escala de Esforço Percebido pode auxiliar o entendimento do praticante sobre a adequada intensidade da atividade física. Por exemplo, quando um indivíduo caminha com intensidade moderada deve fazê-lo de modo que consiga conversar durante a atividade, notando que já não é tão fácil respirar como numa caminhada de intensidade leve. Quando um indivíduo caminha com intensidade vigorosa deve fazê-lo de modo que sinta que está sem fôlego e que só consegue falar uma ou duas frases, reparando que não é tão fácil conversar como numa caminhada de intensidade moderada (DEF HU/UFPB, 2009);

         .O Questionário de Prontidão para a Atividade Física, direcionado para indivíduos com idade entre 15 e 69 anos, pode ser empregado para identificar aqueles que precisam consultar o médico antes de aumentar seu nível de atividade física ou até mesmo, de participar de testes físicos (CSEP, apud MARTINS, 2008). Tal instrumento apresenta especificidade de 80% (SHEPHARD, apud FREITAS, 2004) e sensibilidade de 100% para a detecção de contra-indicações à prática de atividade física (FREITAS, 2004), mas não deve se tornar uma barreira para os indivíduos assintomáticos ou sintomáticos que pretendem se engajar em atividades físicas (JAMNIK, GLEDHILL e SHEPARD, 2007);

         .O Diário de Exercício Físico serve tanto para auxiliar a aderência ao exercício físico quanto para controlar o desempenho do indivíduo por intermédio do registro da sua massa corporal (kg) e/ou média da frequência cardíaca de exercício (bpm) de acordo com o tempo (minutos) estipulado/gasto para a realização do exercício (antes ou após praticar a atividade escolhida - caminhada, corrida, pedalada). Também pode ser utilizado simplesmente marcando um “X” na interseção entre o dia e a duração (minutos) do exercício físico, ao final da atividade (MARTINS, 2008). O diário semanal de atividade física para crianças também pode contribuir para o desenvolvimento de um estilo de vida ativo ao longo da vida (adaptado de Have Fun! por MARTINS, 2010);

         .O pedômetro on line Map My Fitness igualmente pode favorecer a aderência ao exercício físico (MARTINS, 2011), viabilizando -dentre outros itens- instrumentos virtuais para a demarcação de percursos que podem ser visualizados por mapas de ruas e imagens por satélite sem emprego do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System/GPS), além de proporcionar a estimativa de gasto calórico de acordo com o gênero, a idade, a massa corporal, a estatura, a duração e o tipo de atividade (ex.: caminhar, nadar, andar de skate, etc.) realizada pelo indivíduo que percorreu o trajeto (MARTINS, 2007);

          .As tabelas de classificação do IMC de adultos (OMS, 2009) e do IMC de crianças e adolescentes (CONDE; MONTEIRO, 2006) podem, por exemplo, ser adotadas pelo Professor de Educação Física ou pelo Agente Comunitário de Saúde na sala de espera da Unidade de Saúde da Família/USF utilizando valores autoreferidos de massa corporal e estatura, identificando quais indivíduos necessitam de um posterior atendimento mais individualizado (agindo como triagem). Assim, indivíduos identificados com baixo peso, pré-obesidade/sobrepeso ou obesidade poderiam ser encaminhados para o professor de Educação Física medir as dobras cutâneas, estimando-se o percentual de gordura corporal e calculando-se a faixa aconselhável de massa corporal - valores mínimo e máximo adequados de kg (adaptado de GOMES et al, 2009). Ao final do atendimento o professor de Educação Física encaminharia tais indivíduos ao nutricionista da USF, possibilitando uma atuação mais holística e eficiente dos profissionais do NASF;

          .As recomendações de atividade física para crianças podem ser repassadas  para pais e filhos por meio de encenação com fantoches (MARTINS et al., 2009; MARTINS et al., 2010; GUERRA et al., 2010) ou de história em quadrinhos para colorir (OLIVEIRA et al., 2010), com o intuito de reforçar a conscientização de adultos e de crianças sobre a importância de um estilo de vida fisicamente ativo.    

       Compartilhe aqui outra(s) ferramenta(s) para agilizar e/ou otimizar as atividades físicas realizadas no Programa Saúde da Família/PSF, enviando detalhes para caroline@cev.org.br.

 

Referências Bibliográficas



CONDE, Wolney L; MONTEIRO, Carlos A. Body mass index cutoff points for evaluation of nutritional status in Brazilian children and adolescents. J Pediatr (Rio J). 2006;82:266-72

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO HU/UFPB (João Pessoa, PB). Caroline de Oliveira Martins. Escala de Esforço Percebido: Intensidade da atividade física. Disponível em: <http://www.ccs.ufpb.br/edfisica/defhu.html>. Acesso em: 06 jun. 2009.

FREITAS, Raimundo Hespanha. Medida e avaliação para o esporte e a saúde. Rio de Janeiro: Rubio, 2004.

GUERRA, Renata Rayanna Rolim; MACHADO, Danilo César Bendito; PRAZERES Filho,  Alcides; MARTINS, Caroline de Oliveira. Encenação com dedoches na sala de espera do Serviço de Pediatria do Ambulatório do HU UFPB. In: SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ESPORTE, ARTE E CULTURA. 6CCSDEFPE07, 2010, João Pessoa. Resumos I Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura: 2010.

GOMES, Marcius Almeida; BECK, Carmem Cristina; DUARTE, Maria de Fátima da Sila; PETROSKI, Edio Luiz. Ficha antropométrica no Núcleo de Apoio a Saúde da Família: o que medir e para que medir? Rev. bras. cineantropom. desempenho hum;11(2):243-253, 29 abr. 2009.

HAVE FUN! Because every day can be a FUNtastic day! FUNtracker. Disponível em http://chungstein.com/images/funtracker.jpg . Acesso em 21 mar. 2010.

JAMNIK, Veronica K; GLEDHILL, Norman; SHEPARD, Roy J. Revised clearance for participation in physical activity: greater screening responsibility for qualified university-educated fitness professionals. Appl. Physiol. Nutr. Metab. 32: 1191-1197 (2007).

OLIVEIRA, Elton Bruno Silva; FERNANDES, Anderson Padilha; SILVA, Emerson Cabral; GUERRA, Renata Rayana Rolim; MACHADO,  Danilo César Bendito; GONZALES, Angelina Ferreira Lima; MARTINS, Caroline de Oliveira. História em quadrinhos sobre recomendações de atividade física para crianças. Disponível em: < http://lepafsdef.yolasite.com/resources/historia_em_quadrinhos.pdf>. Acesso em 19 dez. 2010.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Utilização de pedômetro online em programa de personal fitness training. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE, VI, 2007, Florianópolis. Interdisciplinaridade na promoção de estilos de vida saudáveis. Londrina (PR): Midiograf, 2007. v. 12, p. 201.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Programa de Promoção da Saúde do Trabalhador – PPST. Jundiaí: Fontoura, 2008.

MARTINS, Caroline de Oliveira; PRAZERES FILHO, Alcides; MACHADO, Danilo César Bendito; GUERRA, Renata Rayanna Rolim; FIGUEIREDO, Taciana Dantas. Uso de dedoches no repasse das recomendações de atividades físicas para crianças. Disponível em: <http://lepafsdef.yolasite.com/resources/dedoches_website.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2009.

MARTINS, Caroline de Oliveira; MACHADO, Danilo César Bendito; GUERRA, Renata Rayanna Rolim. Intervenção com dedoches na sala de espera do serviço de pediatria do ambulatório do hospital Universitário Lauro Wanderley – Universidade Federal da Paraíba. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E CULTURA CORPORAL. 2175-6023, 2010, Pernambuco.Resumos IV Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Pernambuco: 46, 2010.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Ginástica laboral no escritório. 2aed. Jundiaí: Fontoura, 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO/OMS). Global Database of Body Mass Index - BMI classification. Disponível em: <http://apps.who.int/bmi/index.jsp?introPage=intro_3.html>. Acesso em: 19 out. 2009.

 _______________________________________________________